Programa OK! Orientação e Aconselhamento de Carreira

logotipo ok


OK! é um Programa de Orientação e Aconselhamento de Carreira que procura dar resposta às dificuldades relacionadas com as decisões com que militares e ex-militares do Regime de Contrato (RC) se deparam, chegado o momento de passagem à disponibilidade.

 

Qual o objetivo?

Auxiliar militares e ex-militares do RC no processo de tomada de decisão quanto ao seu percurso escolar e profissional, tendo em conta as suas capacidades, interesses, objetivos de vida e competências adquiridas.

A quem se destina?

A todos os militares e ex-militares do Regime de Contrato (RC) que necessitem de ajuda para definir o seu futuro.

Como funciona?

O programa OK! É composto pelas seguintes fases:

  1. Inscrição
  2. Preenchimento de um Questionário de Orientação
  3. Sessões de grupo
  4. Sessões individuais
Fase 1 - Inscrição
Para iniciares o teu programa de orientação e aconselhamento de carreira no CIOFE deves começar por preencher uma ficha de inscrição e enviá-la para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. colocando em assunto OK!.
Fase 2 - Preenchimento de um Questionário de Orientação

Quando recebermos a tua inscrição vamos enviar-te um questionário que deverás preencher e remeter para os nossos serviços. Após a análise do questionário vamos propor-te algumas atividades que correspondem às fases seguintes do programa.

Fase 3 – Sessões de Grupo

As sessões de (in) formação que propomos variam consoante a ajuda que procuras, seja para o Prosseguimento dos Estudos ou para o Reingresso no Mercado de Trabalho, e abordam os seguintes temas:

Prosseguimento dos estudos:

    • Modalidades de formação oferecidas pelo sistema de ensino;
    • Atividades de exploração: como e onde obter informação acerca dos percursos de formação;
    • Apoio Psicopedagógico (métodos de estudo, motivação escolar, ansiedade desempenho, gestão do tempo).

Reingresso no mercado de trabalho:

    • Balanço de competências pessoais e profissionais;
    • Promoção de Competências pessoais e profissionais de empregabilidade: Marketing pessoal, Networking, preparação para entrevistas de emprego, elaboração de CV.
    • Cenários de inserção: criação do próprio emprego, estágios profissionais, bolsas de investigação e formação, mobilidade profissional, entre outros.
Fase 4 – Sessões Individuais

Consoante os casos, no sentido de melhor esclarecer algumas questões relacionadas com os teus objetivos e interesses, poderá ainda haver lugar a sessões individuais onde se poderá:

  • Aplicar provas psicológicas (avaliação das aptidões e interesses);
  • Realizar Entrevista individual.

Onde ocorre?

Em princípio, nas instalações do CIOFE no entanto, caso haja interesse, as sessões poderão decorrer em Unidades Militares bastando solicitá-lo através de Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..