Formação e/ou Educação: que caminhos?

Ao passarem à disponibilidade, os militares têm a oportunidade para completar ou elevar as suas qualificações, escolares ou profissionais. Mas, ao mesmo tempo, também têm muitas dúvidas relacionadas com as oportunidades que podem existir, as várias vias que permitem concluir a escolaridade e a melhor forma de rentabilizarem a experiência profissional entretanto adquirida com o serviço militar.


A resposta a estas dúvidas dependerá necessariamente dos objectivos e metas que cada um deverá ter para o seu futuro profissional:
20101103 imagem empreendedorismo 320
  • O que quero vir a fazer de futuro na minha vida profissional?
  • Quero aumentar as minhas oportunidades de emprego?
  • Quero frequentar uma formação que me permita vir a desempenhar outra profissão?
  • Quero ver reconhecida a minha experiência profissional?
  • Quero apenas aumentar os meus conhecimentos?

Se a resposta a algumas destas questões é afirmativa então está na altura de começar a procurar e escolher de entre as várias alternativas de educação e formação que existem. Algumas oportunidades de formação são gratuitas enquanto outras poderão ter associado algum investimento financeiro. Mas todas elas precisam de tempo e do seu esforço para produzir resultados. Caberá a si optar pelas diferentes alternativas e tirar o máximo partido delas.

Não há formação ou educação sem esforço individual. Aprender implica motivação e dedicação.
Actualmente, existem várias formas de completar as suas qualificações: algumas rentabilizam a sua experiência adquirida através do serviço militar permitindo obter uma determinada certificação escolar ou profissional; outras permitem uma reconversão profissional total ou o aumento dos seus conhecimentos e competências numa determinada área. Assim pode completar as suas habilitações através de: