ESR@D

Sabias que podes concluir o 12.º ano a partir da tua Unidade Militar?

O Ensino Secundário Recorrente a Distância (ESRaD) é uma modalidade formativa, inovadora, que te permite concluir o ensino secundário através da Internet.

Esta modalidade formativa é desenvolvida pela Escola Secundária de Camões (ESC), em Lisboa, e pela Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA), em Mangualde, sendo que podes te inscrever em qualquer uma das duas escolas independentemente da tua localização.

 
O ESRaD permite, a quem tenha o 9º ano ou o ensino secundário incompleto, fazer um percurso escolar semelhante ao do ensino recorrente presencial, mas com aulas a distância através da utilização de recursos e ferramentas que estão ao dispor de todos através da Internet e com apoio de uma plataforma de gestão da aprendizagem, onde podes consultar manuais eletrónicos, vídeo e áudio conferências, e realizar trabalhos e atividades propostas.
 

Embora a formação seja a distância terás de cumprir um horário, através da realização de sessões chamadas «síncronas» e «assíncronas» em que estás a assistir a aulas e a realizar os trabalhos propostos, via Internet. Estas sessões desenvolvem-se a partir das 19h durante 4 dias por semana e, em média, poderás ter de estar on-line em dois tempos de 45m semanais por disciplina.

De modo a frequentares o ESRaD só tens de dispor de uma ligação à Internet e de um computador com sistema de microfone e câmara.

Caso tenhas frequentado o ensino secundário com aprovação em algumas disciplinas, no ESRaD poderás solicitar equivalência às disciplinas concluídas e realizar apenas aquelas que se encontram em falta.

As notas são atribuídas de acordo com um conjunto de critérios onde se inclui, por exemplo, a realização de tarefas e a participação e assiduidade nas aulas. No final de cada módulo terás de realizar uma prova que terá uma ponderação entre 30% a 50% da classificação final. No entanto, em determinadas situações, desde que cumpras a assiduidade mínima, o peso da prova final poderá ser aumentado (será o caso dos alunos com o estatuto de trabalhador-estudante, que podem ter dificuldades em comparecer, sempre, às aulas síncronas).

Como se processa a matrícula?

A inscrição é feita através da Internet a partir da página de qualquer uma das duas escolas que têm o ESRaD: em Escola Secundária Felismina Alcântara ou em Escola Secundária de Camões.

No ano letivo de 2018-2019 podes inscrever-te no 10.º, no 11º ou no 12.º ano nos seguintes cursos «Ciências Socioeconómicas», «Línguas e Humanidades» e «Ciências e Tecnologias».

Caso não tenhas disponibilidade para frequentar todas as disciplinas, por questões de serviço, podes inscrever-te apenas nas disciplinas que desejas frequentar.

Mais tarde, terás de comprovar as tuas habilitações e concluir o processo burocrático de matrícula. Neste momento só tens que efetuar uma inscrição, sendo que, posteriormente, depois de analisada a tua situação confirmarão ou não a tua matrícula.

Não percas tempo! Inscreve-te Já e termina o Secundário!