Novas Oportunidades

Novas Oportunidades

As Novas Oportunidades, através de processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), procuram identificar os conhecimentos e competências que foi adquirindo ao longo da sua vida, avaliando-os de acordo com regras e procedimentos estruturados, e validando-os através da atribuição de uma certificação escolar e/ou profissional.


As Novas Oportunidades podem ser realizadas em duas vertentes consoante os seus objectivos.

RVCC Escolar

É um processo que permite reconhecer, validar e certificar as competências adquiridas ao longo da vida, com vista à obtenção de uma Certificação Escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade) ou de nível secundário (12.º ano de escolaridade).

O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais os candidatos são apoiados, por técnicos e formadores, na identificação e reconhecimento das respectivas competências escolares, na recolha de evidências que as comprovem ou na respectiva demonstração.

Caso se verifique que tem competências em falta para obter a certificação serão desenvolvidas formações de curta duração ajustadas às suas necessidades. O processo culmina com a sua apresentação perante um Júri que valida as competências detidas e formaliza a certificação escolar.

Estes processos não obedecem ao calendário escolar, pelo que pode iniciá-lo em qualquer momento dirigindo-se a um dos cerca de 268 Centros de Novas Oportunidades (CNO) espalhados de norte a sul do País, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

 

RVCC Profissional

É um processo que permite reconhecer, validar e certificar as competências que adquiriu pela experiência de trabalho e de vida, através da atribuição de um Certificado de Formação Profissional. Este processo permite-lhe a contabilização do tempo em que prestou determinadas funções durante a prestação do serviço militar de forma a obter uma certificação profissional.

O processo consiste na avaliação das suas competências face a um Referencial de Formação Profissional que corresponde a um curso de formação desenvolvido no IEFP.

Para obter a certificação final, deve demonstrar possuir todas as competências correspondentes ao curso de formação profissional. Para isso é necessário que apresente evidências das funções que desempenhou, como por exemplo uma declaração de funções passada pelo ramo onde prestou serviço. O processo é desenvolvido ao longo de um conjunto de sessões durante as quais será apoiado, por técnicos e formadores da área profissional em causa, na identificação e reconhecimento das respectivas competências e na recolha de evidências que as comprovem, bem como na respectiva demonstração.

Posteriormente, será avaliado por uma comissão que valida as competências detidas e identifica as competências em falta, indicando a formação adicional que deve ser frequentada para obter a certificação final. No final deste processo, terá acesso a um certificado equivalente ao emitido no final dos cursos de formação profissional do IEFP.
Consulte um resumo do processo aqui.

Pode efectuar a sua candidatura directamente nos Centros de Formação Profissional que desenvolvam o processo na profissão pretendida ou no seu Centro de Emprego.